As ferramentas existentes no mercado ainda causam algum estranhamento, mas a tecnologia promete ser uma forte aliada da flexografia.
Na busca por se diferenciar cada vez mais nesse mercado competitivo, a Inteligência Artificial na indústria de embalagens começa a fazer diferença. Já temos exemplos de empresas de entrega de comida e de medicamentos que apresentam cases de sucesso no mercado de flexografia e conversão digital. É o “digital” que agora muda cada vez mais o cenário do setor.
A queridinha do momento é a tal Inteligência Artificial (IA). Ela potencializa o que o mercado digital já oferece há algum tempo, que é a redução considerável de desperdício para testar novidades, consertando os erros de forma mais eficiente e barata antes de o produto ser enviado para o cliente. Se você quiser saber como a IA pode ajudar no mercado de embalagem, siga lendo o artigo.
Neste artigo você vai:
- Conhecer o que é Inteligência Artificial;
- Saber as melhores abordagens da indústria de embalagens para adotar a IA;
- Conferir exemplos de quem desenvolveu embalagens com IA;
- Compreender que é importante buscar informação.
O que é Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e programas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. A ideia é criar máquinas que simulam e replicam certos aspectos humanos, como o aprendizado, o raciocínio, a resolução de problemas, o reconhecimento de padrões, a compreensão da linguagem natural e a tomada de decisões, por exemplo.
Os sistemas de IA são projetados para processar grandes quantidades de dados, identificar padrões e aprender com eles. Existem diferentes abordagens e técnicas dentro da IA, como aprendizado de máquina (machine learning), redes neurais artificiais, processamento de linguagem natural, visão computacional e algoritmos de otimização.
A IA atualmente existente ainda é considerada “estreita” ou “fraca”, ou seja, ela é especializada em tarefas específicas e não possui a mesma capacidade de compreensão e raciocínio geral como os seres humanos. E mesmo com essas características já fomentou inovação, em todos os mercados, que conseguiram encaixar suas aplicações. Sendo assim, a IA que teria uma inteligência equivalente ou superior à humana, ainda é objeto de pesquisa e está longe de ser alcançada.
Confira abordagens da IA na indústria de embalagens
Para se adaptar e se preparar para um futuro em que essas tecnologias terão um papel ainda mais importante, a indústria está adotando várias abordagens estratégicas. Fique atento.
1. Investimento em pesquisa e desenvolvimento
Com perdão da redundância, mas a Inteligência Artificial precisa ser utilizada com inteligência. Por isso, antes de querer aplicar a tecnologia na sua empresa, invista em pesquisa e desenvolvimento para explorar e entender melhor como aplicar e qual a melhor forma de usar a Inteligência Artificial na indústria de embalagens. Uma das sugestões é buscar parcerias com universidades e instituições de pesquisa que buscam desenvolver soluções inovadoras.
2. Parcerias estratégicas
Puxando o gancho da abordagem anterior, as indústrias de embalagem têm como opção procurar parcerias no mercado, especialmente com empresas de tecnologias especializadas em IA. É uma oportunidade de ter acesso a conhecimento e recursos avançados, acelerando o desenvolvimento e a implementação dessas tecnologias.
3. Implementação gradual
Em terceiro lugar, mudar é necessário, mas vamos com calma. Você precisa identificar, dentro da sua empresa quais os setores que já podem iniciar de forma gradativa a implantação da IA. Você pode aplicá-la diretamente no produto final, mas antes de chegar lá, pode implantar mudanças na otimização de processos, na logística e no gerenciamento de estoques, por exemplo.
4. Capacitação da força de trabalho
A inteligência é artificial, mas ela é aplicada pela inteligência humana. Portanto, invista na capacitação dos seus funcionários. Incentive que eles procurem treinamentos e programas que desenvolvam habilidades técnicas para aplicação da ferramenta.
5. Análise de dados e aprendizado contínuo
A tecnologia trouxe uma arma importante e que cada vez ganha mais relevância: os dados. Saber analisar os dados dos usuários, clientes, você consegue melhorar e, principalmente, identificar oportunidades para tomar a decisão correta. Isso conta muito na hora de aplicar a Inteligência Artificial na indústria de embalagens.
6. Adoção de padrões e regulamentos
E por fim, ao aplicar as cinco primeiras abordagens desse tópico, você precisa agora criar regras para garantir a segurança, a confiabilidade e até a ética no uso de uma tecnologia como a IA. Sendo assim, trabalhar ao lado de entidades reguladoras também ajuda nesse processo.
IA cria embalagem para indústria farmacêutica
A farmacêutica CIMED fez um pedido para a IA e ela atendeu. A embalagem comemorativa dos 50 anos do suplemento Lavitan foi desenvolvida pela ferramenta. De acordo com a empresa, foram inseridas as palavras-chave “vitamina”, “ambientes de ficção científica” e “surrealistas”. A IA analisou as informações e fez a transformação em imagem. O processo todo, entre a ideia e a aprovação final do layout, levou duas horas. Agora, a empresa estuda estender o uso para outros produtos e plataformas.
Aposte no aprendizado
Vale lembrar que, tanto a integração de sistemas quanto a IA vêm se desenvolvendo para tornar os processos produtivos cada vez mais ágeis e assertivos. Por isso, no mundo da IA buscar conhecimento é primordial. Participar, por exemplo, de palestras, conferências e eventos é uma forma de troca de saberes que podem auxiliar no trabalho. Em junho, aconteceu a Conferência Intercontinental de Flexografia e Conversão Digital (CIF) 2023, no interior de São Paulo. O evento é reconhecido pelo setor e é importante para atualização sobre os temas que envolvem a indústria de flexografia. A Clicheria Blumenau esteve presente para aprimorar a oferta de serviços e soluções que vão além do clichê.