As novas regras, que entraram em vigor em 9 de outubro de 2022, têm prazo de um ano para adequação. Mas é bom ficar atento, pois o prazo é diferente para cada tipo de indústria.
É comum as mudanças na rotulagem de alimentos, isso porque as regras se modernizam e quando se fala em saúde sempre há novidades para que o consumidor e donos de marca fiquem atentos. Afinal, teores de açúcar, sódio e gordura estão presentes nos alimentos e impactam diretamente na vida da população em geral. Por isso, a indústria de embalagens também precisa estar de olho no tema.
As mudanças na rotulagem foram estabelecidas pela Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429 e Instrução Normativa nº 75, publicadas em outubro de 2020. Com o objetivo de melhorar a clareza e legibilidade dos rótulos dos alimentos e, assim, auxiliar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais conscientes.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto. Neste artigo você vai ver:
- As alterações na rotulagem de alimentos
- O impacto no mercado de embalagens
- Oportunidade para uma mudança geral nas embalagens
As alterações na rotulagem de alimentos
Está em vigor desde outubro de 2022 as mudanças determinadas pela Anvisa para a rotulagem de alimentos. O texto foi aprovado em 2020 pelo órgão regulador e impacta diretamente nas embalagens de bebidas e alimentos industrializados.
Mudança não é um tema novo para quem trabalha com rotulagem, afinal de tempos em tempos há algum tipo de alteração. Seja por questões estéticas, que irão impactar no aumento das vendas, por modernização de materiais para poder melhorar a experiência do consumidor ou ainda como necessidade para se adaptar às exigências que o mercado pede. Sendo assim, saiba quais as mudanças que estão em vigor:
1. Tabela nutricional
A Tabela de Informação Nutricional mudou. As letras devem ser pretas e o fundo branco. O objetivo da alteração é evitar que os contrastes atrapalhem a legibilidade das informações. Outra mudança é nas informações disponíveis na tabela. A declaração de açúcares totais e adicionais, o valor energético e de nutrientes por 100g ou 100ml também serão obrigatórios.
A mudança contribui para a comparação de produtos e o número de porções por embalagens. Quanto à localização, é necessário que fique próxima da lista de ingredientes e sem divisão. Está proibido que a informação fique em locais de difícil leitura. Porém, a exceção só se aplica aos produtos em embalagens pequenas (área de rotulagem inferior a 100cm²), em que a tabela poderá ser apresentada em áreas encobertas, desde que acessíveis.
2. Visibilidade frontal
Tradicionalmente, as informações nutricionais ficam concentradas na parte traseira das embalagens. Com a nova normativa, o design será bastante alterado, pois é necessária a inclusão de um símbolo em formato de lupa acompanhado dos ingredientes excessivos e prejudiciais. A ideia é que a parte frontal seja utilizada para a conscientização do consumidor em relação aos malefícios de alguns ingredientes, o que impacta diretamente na rotulagem do alimento.
3. Prazo para adequação
A normativa que diz respeito às mudanças na rotulagem dos alimentos foi aprovada em 2020, porém o período inicial para a adequação começou em 9 de outubro de 2022. Agora, há outros prazos que os convertedores de embalagens e donos de marcas precisam ficar atentos.
- Produtos lançados a partir de 9 de outubro de 2022 já precisam estar com os rótulos adequados às novas regras. Os que já estão em mercado seguem algumas datas para adequação;
- Até 9 de outubro de 2023 – adequação dos alimentos em geral;
- Até 9 de outubro de 2024 – adequação de alimentos fabricados por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, empreendimento econômico solidário, MEI, agroindústria de pequeno porte ou artesanal e alimentos produzidos de forma artesanal;
- Até 9 de outubro de 2025 – adequação para bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis.
O impacto no mercado de embalagens
Conversamos com a Alessandra Steffens, do setor de Desenvolvimento da Clicheria Blumenau – Matriz, sobre como a nova rotulagem de alimentos impacta toda a cadeia produtiva de embalagens, tendo em vista a movimentação do setor para se adequar às normativas:
“Por ser ajustes de informações técnicas (legislação), noto que o cliente busca encaminhar as informações da forma mais clara e ter certeza de que o que está passando está correto. Como precisa alterar a legislação, os clientes acabam aproveitando para atualizar mais itens dos layouts”, afirmou Alessandra.
Há algumas orientações que a Clicheria Blumenau já vem compartilhando com os designers e donos de marcas na hora de elaborar rótulos e embalagens:
“Além da conferência das informações, sempre aconselhamos que enviem as informações da forma mais clara possível. Parece básico, mas nenhum layout é igual ao outro. Apesar da legislação servir para todos, alguns padrões podem mudar entre marcas e produtos. Aconselhamos sempre a definir as cores de forma exata, por meio da tabela Pantone ou da configuração CMYK; ter imagens em boa resolução; manter o arquivo em layers separados, para facilitar o entendimento, e ter em mente as medidas corretas para a embalagem”.
Para as empresas que forem fazer a impressão flexográfica de uma embalagem ou rótulo, é preciso ficar mais atento às cores e aos novos ícones, para evitar retrabalho, frisou Alessandra:
“É preciso seguir fielmente o perfil e as condições da máquina para obter o resultado que projetamos no prepress. É importante que as informações estejam bem alinhadas, com as referências corretas e precisas, de tudo que foi aprovado pelo cliente. Além disso, a tabela nutricional e a “lupa” (símbolo que informa os níveis de um componente), de acordo com a legislação, precisam estar nas cores preto e branco. Deve ser usado somente essas duas cores para esses objetos. Não pode ser usado fundo colorido, por mais claro que seja, precisa ser fundo branco e letras/fios pretos. Quando identificamos algo fora do padrão, geralmente nós questionamos se o cliente gostaria de fazer conforme a legislação ou se realmente quer prosseguir daquela forma”.
Oportunidade para uma mudança geral nas embalagens
Além das orientações que a Alessandra Steffens, do setor de Desenvolvimento da Clicheria Blumenau, compartilhou acima, aqui no blog nós já demos algumas dicas de materiais que estão em alta e formas de inovar no mercado de embalagens. Assim, que tal aproveitar a oportunidade de mudança obrigatória para criar algo novo? Confira algumas tendências:
Adoção de QR Code
Em primeiro lugar, estes códigos permitem que o consumidor tenha acesso a mais informações e diferentes conteúdos, por exemplo, vídeos e fotos, por meio das embalagens. É possível colocar links de internet e dar as mais diversas dicas.
Produtos com possibilidade de feedback
Uma das tendências que se observa nas embalagens é a possibilidade dos consumidores darem seus feedbacks sobre o produto ou até responder a pesquisas de satisfação. Isso seria possível com a inclusão de QR Code. Esta é uma forma de aproximar as empresas dos clientes e fazer com que eles sintam que têm voz.
Embalagens minimalistas
Utilize poucos elementos, cores e muita sutileza. Fique de olho nesta ideia que desperta ares de elegância.
Embalagem sustentável
Empresas que oferecem opções de materiais retornáveis, feitos com o reaproveitamento ou a partir do menor uso de plástico, saem na frente das demais.
Embalagem monocamada
E por fim, uma das tendências é a monocamada, onde a ideia é usar apenas uma camada de embalagem com um tipo de material. Esse modelo evita o uso excessivo de plástico, facilita a reciclagem e beneficia a criação de embalagens ecológicas para diversos produtos.
Em resumo
Neste artigo você viu as mudanças na rotulagem de alimentos anunciadas na Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429 e na Instrução Normativa nº 75, que visam melhorar a clareza e a legibilidade das informações e auxiliar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais conscientes. A nova regulamentação, em vigor desde outubro de 2022, impacta toda a cadeia produtiva de embalagens, com prazos para adequação dos produtos lançados e em circulação no mercado. Por hoje ficamos por aqui e nos vemos no próximo artigo do blog. Até breve.