A indústria de embalagem é um setor importante na produção e logística de medicamentos, garantindo segurança, eficácia e acessibilidade dos produtos.
Com um mercado global avaliado em 124 bilhões de dólares e crescendo a uma taxa média de 6% ao ano, a importância da inovação na impressão de embalagens farmacêuticas é algo que tem se mostrado cada vez mais presente no setor.
Este crescimento é impulsionado por diversos fatores, como o aumento da demanda por medicamentos, o envelhecimento da população global e a crescente prevalência de doenças crônicas. Isso acelerou a adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis, bem como a reavaliação de processos existentes para garantir que os medicamentos cheguem aos pacientes de maneira segura.
Neste artigo, vamos explorar 6 das principais tendências emergentes na embalagem farmacêutica que estão criando rotas específicas para o futuro da indústria. Acompanhe.
1 – Acessibilidade e clareza
A acessibilidade tem grande importância nas embalagens farmacêuticas. As informações devem ser claras, fornecendo conteúdos essenciais de maneira fácil. Com a crescente demanda por medicamentos específicos e com o surgimento de novos laboratórios, as embalagens e bulas precisam destacar da melhor forma possível as informações, seguindo uma hierarquia de conteúdos quase que padronizada.
Nisso, podemos incluir:
- Instruções de uso: Informações detalhadas sobre como usar o medicamento corretamente, incluindo dosagem por faixa etária, efeitos colaterais, horários, etc.
- Avisos de alergia: Indicação destacada de possíveis substâncias que podem oferecer riscos para pessoas alérgicas.
- Instruções de descarte: Orientações sobre como descartar o produto de forma correta, segura e ecológica.
- Datas de validade: Informações visíveis sobre o lote, data de fabricação e validade.
- Contato para emergências: Dados de contato e instruções para situações de emergência, como reações adversas.
Lembrando sempre que a informação precisa estar clara o suficiente para que não fiquem dúvidas para o consumidor. Utilizar termos menos técnicos, ilustrações e uma linguagem mais popular e inclusiva, ajudam no entendimento e interpretação dos conteúdos.
2 – Sustentabilidade
Deixando a parte física, estética e instrutiva um pouco de lado, a sustentabilidade está se tornando uma prioridade na indústria farmacêutica. As empresas estão buscando maneiras de reduzir o impacto ambiental através de embalagens mais amigáveis.
Entre as principais práticas, podemos incluir:
- Uso de materiais recicláveis: Utilização de materiais que possam ser reciclados após o uso. Isso se faz ainda mais necessário por conta da obrigatoriedade do descarte das embalagens de medicamentos.
- Redução de resíduos: Projetar embalagens que minimizem a quantidade de resíduos gerados, como redução na quantidade de cores impressas, utilização de tintas sustentáveis e ajustes no tamanho das embalagens.
- Quality by Design (QbD): Além da qualidade do produto, a abordagem QdD também define questões voltadas para o meio ambiente, garantindo que o medicamento seja produzido e administrado de forma correta, com o menor impacto ambiental possível.
Esta necessidade de aprimoramento voltado para o meio ambiente é uma demanda que tem se mostrado forte em praticamente todo o setor de embalagens. Na impressão de embalagens farmacêuticas o compromisso tem se mostrado mais desafiador por conta dos padrões rigorosos de desenvolvimento, logística e conservação dos medicamentos. Além disso, é preciso fazer com que as práticas sustentáveis de desenvolvimento e produção estejam alinhadas com a legislação e regulamentações.
3 – Facilidade de produção
A partir da pandemia de 2019, aumentou a pressão sobre a indústria farmacêutica para produzir e distribuir medicamentos rapidamente. Para atender a essa demanda, as empresas passaram a adotar embalagens fáceis de produzir e que possam ser entregues em menor tempo, sem comprometer a qualidade.
Entre os métodos e ajustes de processos, podemos destacar:
- Automação na produção: Implementação de processos automatizados para acelerar a produção, respeitando uma metodologia pré-definida.
- Design simplificado: Equipes de P&D focadas no desenvolvimento de embalagens com design simples para facilitar a produção.
- Logística eficiente: Soluções logísticas que garantam a entrega rápida dos produtos, rastreio de medicamentos e controle exato da demanda produtiva.
Com o aumento da procura imediata por medicamentos e pela necessidade global em termos de agilidade produtiva, a indústria farmacêutica precisou se reinventar, fazendo com que a produção de medicamentos em grande escala e o desenvolvimento de embalagens compatíveis com os produtos passassem a ser trabalhadas simultaneamente. Com isso, a responsabilidade no cumprimento de prazos e a permanência da qualidade fez com que os métodos de produção fossem revistos, agregando mais automatização e digitalização das etapas.
4 – Inovação tecnológica
A tecnologia está transformando a impressão de embalagens farmacêuticas. O uso de recursos para facilitar o rastreamento dos produtos, identificar falsificações e combater o contrabando de medicamentos, são exemplos de como a inovação pode estar agregada aos tipos de embalagens e substratos utilizados.
Algumas inovações tecnológicas que estão ganhando destaque incluem:
- Embalagens inteligentes: Utilização de tecnologias como RFID (Radio-Frequency Identification) para monitorar e rastrear produtos ao longo da cadeia de suprimentos.
- Embalagens interativas: Embalagens que oferecem informações adicionais aos consumidores através de QR codes ou realidade aumentada.
- Embalagens autoadministradas: Soluções que permitem que os pacientes administrem suas próprias doses de medicamentos de forma segura e eficaz.
É importante frisarmos que toda inovação implementada nas embalagens de medicamentos é resultado de pesquisas e aperfeiçoamento, garantindo que o produto que está sendo adquirido tem procedência e assegura que as informações contidas na embalagem ou na bula são verdadeiras e podem ser consultadas por meios físicos ou digitais.
5 – Personalização
Este é um recurso que já vem sendo utilizado pela indústria de embalagens de vários setores, principalmente no ramo de alimentos e bebidas. Na impressão de embalagens farmacêuticas, a personalização está mais concentrada em atender às necessidades de diferentes pacientes, melhorando a adesão ao tratamento e a eficácia do medicamento.
Dois exemplos de personalização das embalagens:
- Dosagem personalizada: Já é possível encontrar embalagens que fornecem doses personalizadas com base nas necessidades individuais do paciente.
- Embalagens adaptadas: Este tipo de personalização de embalagem considera as limitações físicas dos pacientes, como problemas de visão ou limitações motoras.
Além disso, a personalização também pode ser vista nas etiquetas com informações destinadas exclusivamente para o paciente, possibilitando que a maioria das dúvidas sejam respondidas com poucas palavras impressas digitalmente no rótulo.
6 – Segurança e proteção
A segurança é uma preocupação unânime na cadeia produtiva de embalagem farmacêutica mundial. As embalagens devem proteger o conteúdo contra contaminação, adulteração e danos físicos.
Algumas medidas de segurança incluem:
- Selos de segurança: Selos que indicam se a embalagem foi aberta ou adulterada, garantem que o medicamento chegou até o consumidor de forma inviolada.
- Embalagens à prova de crianças: Soluções que impedem o acesso de crianças aos medicamentos, como frascos contendo tampas com abertura dificultada.
- Proteção contra falsificação: Além de cores personalizadas, é possível agregar tecnologias que dificultam a falsificação de produtos, como hologramas e códigos de autenticação.
Por fim, as tendências emergentes na impressão de embalagens farmacêuticas estão oferecendo novos rumos para o futuro da indústria, garantindo que os medicamentos sejam seguros, eficazes e acessíveis.A adoção dessas tendências melhora a experiência do paciente, contribui para a sustentabilidade e eficiência da indústria como um todo. Certamente, as empresas que abraçam essas inovações estão melhor posicionadas para atender às demandas de um mercado em evolução permanente.