Muitas são as dúvidas que surgem nas apresentações dos parceiros durante o FlexoTour e nem sempre conseguimos responder a todos os participantes, durante o evento.
E como esse ano o FlexoTour está sendo um sucesso de público e de aproveitamento, não queremos deixar nada ficar sem resposta. Por isso, resolvemos transformar as dúvidas em um artigo de perguntas e respostas que foram surgindo durante todas as edições do evento.
Para facilitar, separamos os nomes dos parceiros em ordem alfabética, ajudando na localização das respostas. Ah, e este documento é vivo. Será alimentado após cada edição ter sido realizada. Assim ninguém perde nada.
E se você for participar das próximas edições, apresente suas perguntas para que elas sejam publicadas aqui também. Afinal, sua dúvida pode ser semelhante a de algum outro participante.
Apex: Anilox
Sim, desde que se respeite as mesmas configurações de ângulo, lineatura, volume, densidade, etc.
Pelo contrário, o fato de a lâmina ter menos apoio contribui na redução de atrito, o que diminui riscos e melhora a relação clichê/anilox. Em se tratando de GTT a lubrificação entre anilox e lâmina é mais suave.
Devemos lembrar que riscos radiais são provenientes de sujeiras (partículas duras de metal, areia) que ficam paradas entre o anilox e a lâmina, ocasionando os riscos.
DuPont: Fotopolímero
Não sugerimos um produto específico, recomendamos a utilização de um produto que além de sua eficiência na limpeza, atenda o nosso guia de compatibilidade com o clichê, se necessário recomendamos a realização de um teste de compatibilidade.
Outro ponto de extrema importância é a aplicação de boas práticas:
- Limpeza do clichê imediata após sua utilização;
- Em limpeza manual utilizar escova de cerdas macias;
- Ao limpar esperar secar o resíduo de solvente ou produto de limpeza aplicado, antes de empacotar ou empilhar os clichês;
- Armazenar os clichês separados pela espuma de proteção original entre as chapas;
- Fazer pacote ou pasta para armazenamento dos clichês, com material que permita a passagem de ar, exemplo envolva as chapas em papel tipo kraft, formando um pacote ou envelope;
- Cuidados com os formatos dos clichês, para não armazenar clichês maiores sobre os clichês menores;
- Não devemos armazenar perto de fontes de calor, atenção ao ambiente de armazenamento, em relação a temperatura e umidade relativa do ar. O ideal seria um ambiente climatizado e principalmente livre da presença de ozônio;
- As chapas sempre deverão estar protegidas da luz ultravioleta, tanto da luz solar, como lâmpadas fluorescentes, janelas que permitem entrada de luz externa, etc;
A DuPont tem um projeto de coprocessamento dos clichês. Os clichês não são reciclados, são co-processados e utilizados como fonte de energia e matéria prima para outros processos.
Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe para conversarmos e aprofundar mais sobre detalhes deste projeto.
Não recomendamos a utilização destes produtos, também não recomendamos a imersão dos clichês “deixando de molho”, como citado. Sugerimos o teste de compatibilidade dos produtos e solventes de limpeza dos clichês, ainda mais neste caso, que não sabemos quais produtos de limpeza de anilox estão sendo utilizados, também, para a limpeza dos clichês.
O teste de compatibilidade consiste em medir a dureza e a espessura do clichê, onde é feita a imersão por um período de 24 horas. Após retirado da imersão, medir novamente a espessura e a dureza da amostra de clichê. A espessura não deve aumentar mais que 0,10 mm e a dureza não pode variar mais que 5 Shore A.
Flint Group: Tintas
Tema bastante complexo. Basicamente o tema de fantasmas é causado por alguns fatores:
- Secagem: parte pode ser relacionado às tintas propriamente dito, ou a sequência de cores na máquina ou o fluxo de ar utilizado. Para resolver, existem algumas opções:
Aumentar o fluxo de ar soprado no tambor central e na parte superior das máquinas que tiverem esse recurso. Sugerimos aumentar o fluxo de ar, subir as temperaturas das estufas ao máximo do permitido pelo substrato que vai ajudar muito.
- Outro recurso muito utilizado é umectar mais o anilox das máquinas, colocando o recurso chamado de chuveirinho, muito conhecido no mercado.
A placa RK é uma parte de um equipamento chamado RK Coater Printer, que é utilizado para fazer reproduções de impressões em laboratório.
Abaixo segue a direção do site da empresa:
- A placa RK não tem exatamente um prazo de validade, podendo durar muitos anos se bem utilizada. Como sugestão para garantir a reprodutibilidade correta da placa, sugerimos fazer uma impressão padrão dela nos primeiros dias de sua utilização e guardar os dados espectrais para que possam ser revistos, ao longo dos meses de utilização, com uma mesma tinta padrão e mesmos parâmetros de viscosidade e velocidade de aplicação.
Os sistemas de gerenciamento de tintas mais comuns do mercado – como InMaker, por exemplo – geram etiquetas de validade para as tintas de retorno (que geralmente têm um prazo de 6 meses) e essas serão automaticamente renovadas a cada reutilização das tintas de retorno, fazendo com que o estoque sempre esteja sano.
LinkFlow: Sistemas
Sim, é possível, por exemplo nas aprovações, reenviar criando versões de uma mesma embalagem, sendo possível navegar entre elas e até mesmo comparar versões diferentes, identificando correções ou erros de modo a evitar devoluções ou multas por falta de objetos.
Isso é uma preocupação constante e ao qual a LinkFlow investe muito. Temos diversas Políticas implementadas e documentadas, uma delas é a Política de Segurança da Informação que inclui definições de como é tratado o Controle de Acesso e Autenticação, Proteção de Dados, bem como o Gerenciamento de Incidentes.
Já passamos por uma série de auditorias e validações por várias multinacionais, o que atesta o nosso comprometimento e efetividade com a segurança dos dados. Também são realizados testes periódicos de segurança bem como backup de dados de forma regular.
Sim, inclusive muitos dos nossos clientes estão validados e auditados com base na ISO ou BRCGS por estarem usando o LinkFlow no setor de artes, pois o mesmo têm implantado, por padrão, o rastreamento e auditoria de ações dentro do sistema.
Todas as modificações, sejam elas dentro dos fluxos, formulários ou aprovações, são registradas de forma permanente com data, hora, quem executou, quem foi notificado, quantas vezes ocorreu e qual dado estava antes e depois da modificação.
É uma ação muito simples e que acontece com frequência nos fluxos dos clientes da LinkFlow. Basta clicar em “Novo Pedido”, que é gerado uma nova repetição que seguirá novamente o fluxo selecionado.
O LinkFlow permite integração para consumo e envio de dados com qualquer sistema que suporte integração por APl ou integração customizada, incluindo sistemas de ERP, PCP entre outros.
O custo para implementação da integração é único e para manter ativa há um pequeno custo fixo mensal que é anexado na mensalidade da ferramenta.
A segurança da informação é de extrema importância para a LinkFlow Sistemas, que oferece acesso a uma plataforma de gestão de fluxos com aplicativo de aprovação de artes e gestão de marcas, produtos e SKU’s baseados em modelo de Software as a Service (SaaS). Esta Política de Segurança da Informação (PSI) estabelece diretrizes e procedimentos para proteger os dados e garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações.
MacDermid: Chapas de Fotopolímero
O ideal é reutilizar a espuma que acompanha os clichês, pois ela é projetada para proporcionar o melhor acondicionamento. Caso não seja possível, uma boa alternativa é utilizar espumas de EVA, que também oferecem proteção adequada para as placas.
O produto mais recomendado para a limpeza é o álcool isopropílico, por ser compatível com os clichês. Além dele, existem outros produtos específicos para esse tipo de limpeza que também são seguros para os clichês.
O ideal é que a variação do ganho de ponto seja de aproximadamente ±2% em relação ao valor desejado. No caso de 59%, o clichê seria considerado em boas condições, com um ganho de ponto entre 57% e 61%.
Os solventes de limpeza mais indicados são, geralmente, os mesmos utilizados durante o processo de impressão. No entanto, há solventes específicos recomendados pelos próprios fabricantes das máquinas de limpeza, que garantem compatibilidade e eficiência na manutenção dos clichês.
SunChemical: Tintas
Em relação às tintas da SunChemical, as lacas de corte de cada linha, possuem as mesmas características e especificações das tintas – inclusive em tintas cromia – com uma laca de corte exclusiva. Portanto, não há alteração em nenhuma especificação no uso de lacas de corte.
O pH é medido somente em tintas à base d’água e seu valor deve estar em torno de 8,5%. A diminuição deste valor até 7,0 irá aumentar a viscosidade, ficando insolúvel em pH ácido (abaixo de 7,0).
Tesa: Dupla Face
Como a Tesa disponibiliza um computador com o software que ficará alocado no cliente, é necessário que a empresa tenha um consumo mínimo de fitas de dupla face da Tesa, sendo analisado cada caso.
A adesividade da fita de dupla face pode durar muitas colagens e descolagens, não sendo possível determinar um número exato para isso visto que, só o fato de reposicionar o fotopolímero na fita no processo da montagem, já estamos colando e descolando.
Porém quando falamos de reutilização da fita temos que levar em consideração não somente a aderência da fita de dupla face, mas também sua estrutura interna, pois a resiliência das células fechadas de polietileno – do qual é feita a espuma da dupla face – fica comprometida com o seu uso.
Quanto à camisa Twinlock, a adesividade é permanente, sendo reativada toda vez que se monta um trabalho, utilizando uma solução chamada Ativador. Além disso, a estrutura da espuma dessas camisas possui células abertas de poliuretano que não colapsam, garantindo o uso das camisas Tesa Twin Lock até que percam a garantia da camisa base.
A manutenção é realizada limpando as camisas após o uso com a solução própria chamada Ativador, protegendo-as com papel siliconado durante seu armazenamento, reativando sua superfície, com a mesma solução Ativadora, ao reiniciar um novo trabalho, tomando cuidado com objetos pontiagudos, para não danificar a sua superfície.
Tomando esses cuidados, a durabilidade das camisas Tesa Twinlock será a mesma fornecida pelo fabricante das camisas base.
Conjuntamente com seu fornecedor de fita de dupla face, é necessário avaliar as variáveis do processo, tendo em conta, por exemplo, o tipo de impressora, tipo de porta clichê, espessura do fotopolímero e processo de montagem. Dessa forma é possível verificar qual o melhor produto que vai atender todas essas necessidades.
Indicamos que os interessados entrem em contato conosco para apresentarmos individualmente o software.
3M / Corsul: Dupla Face
No evento a fita abordada foi a fita 3M Premium que contém a camada de reforço em poliéster. Sempre é bom deixar claro que a reutilização, mesmo tratando-se da fita Premium, é recomendada desde que a fita tenha sido utilizada para baixa tiragens e seja feita análise criteriosa, não somente das condições em que a fita foi utilizada mas, principalmente, caso a intenção seja utilizá-la novamente, das condições da fita após sua prévia utilização.
Tratando-se de fitas sem a camada de reforço em poliéster, a reutilização se torna um pouco mais desafiante devido a menor resiliência da fita mas, ainda assim é possível, dependendo das condições em que foram feitas a impressão, quantidade de material impresso na mesma tiragem e condições gerais da fita a ser reutilizada, que deve ser levada em consideração para evitar maiores problemas.
Para o cálculo da distorção deve-se considerar a fita não-comprimida. Segue abaixo o range das fitas de 20 mils ou 0,51mm e 15 mils ou 0,38mm:
- Fitas 20 mils = 0,51mm (nominal)
De 0,5207mm a 0,5969mm (ou 0,5590 + ou – 0,038mm) - Fitas 15 mils = 0,38mm (nominal)
De 0,394mm a 0,470mm (ou 0,432 + ou – 0,038mm)
A densidade interfere na tonalidade e não na cor.
Em relação às outras fitas dupla face disponíveis no mercado, a 3M tem algum diferencial?
Podemos citar:
- Liner microreplicado, que evita a formação de bolhas durante a aplicação da fita na camisa e durante aplicação do clichê na fita;
- Maior resiliência, o que confere melhor estabilidade dimensional e consistência durante a produção em curtas mas especialmente em largas tiragens;
- Portfólio com a maior gama de densidades do mercado;
- Três tipos de adesivos especiais que dispensam o uso de fitas de borda e melhor se adaptam ao processo de cada cliente.
Devido ao adesivo especial, desenvolvido com tecnologia voltada ao processo de flexografia, não há necessidade de uso de fita de alumínio ou qualquer outro tipo de fita de bordas.
O adesivo que já está presente na fita tem o papel de fixar a fita na camisa e o clichê na fita e tem o poder de vedar a borda, impedindo a passagem de solvente durante o processo de impressão.