O projeto de redesenho da embalagem contou com o uso do que há de melhor no mercado em tecnologias de pré-impressão.
Usar tecnologias inovadoras na embalagem está no DNA da Clicheria Blumenau. O desafio proposto dentro do Programa DuPont™ Cyrel® Print Up, foi mudar a embalagem do Protein Cookie Bar Croquinole, produto da Dadz Alimentos, e o resultado deste interessante projeto já está disponível nos pontos de venda. Continue a leitura e saiba mais sobre essa inovação. Neste artigo você vai ver:
- A mudança da embalagem nasceu no evento “Do arquivo à gôndola”
- O uso de tecnologias inovadoras nas embalagens foi essencial
- A nova embalagem já nasceu de acordo com a atualização de legislação para embalagens de alimentos
- A força do trabalho em equipe
Iniciativa para a mudança nasceu em evento
O evento “Do arquivo à gôndola” reuniu diversos fornecedores e experts do mercado de impressão flexográfica, e foi o ponto de partida para a mudança nas embalagens de Croquinole.
“Foi uma grata surpresa receber a Dadz e ver nascer o projeto de redesenho das embalagens Croquinole com foco na exportação”, lembra a gerente de contas da DuPont, Adriana Bronzoni, responsável pelo projeto.
A Clicheria Blumenau, uma das idealizadoras do evento, em parceria com a DuPont™ Cyrel® Solutions, contava com palestras de nomes de peso. Provando que para se ter um produto de qualidade é necessário trabalhar em equipe e ter tecnologias inovadoras na embalagem. Participaram do projeto as empresas: 3M (fitas dupla face), Laserflex Industrial Ltda (cilindros anilox), Gualapack (conversão da embalagem), DuPont (chapas flexográficas Cyrel®) e LinkFlow Sistemas (integração de sistemas).
A partir daí, vários fornecedores foram envolvidos no processo e a Clicheria foi a responsável pela pré-impressão e clichês.
Tecnologia de ponta a serviço do melhor resultado
O projeto Croquinole contou com o uso de tecnologias inovadoras na embalagem, e para isso contou com o que há de melhor no mercado em gravação de chapas. Ela foi gravada no sistema XPS, uma tecnologia de ponta da Esko e oferecida pela Clicheria.
“Além da excelente durabilidade, a chapa ESXR entrega transferência superior de tinta, sem implicar no aumento do consumo deste insumo. Características técnicas como esta estão alinhadas à nova demanda dos projetos embalagens que alavanquem as exportações de produtos 100% brasileiros”, conta Adriana Bronzoni.
Veja algumas das tecnologias inovadoras empregadas no projeto da nova embalagem:
- Dotless – tecnologia inovadora de retículas que alia alta qualidade e consistência na reprodução de impressões flexográficas, gerando menor ganho de ponto, degradês com mínimas suaves, maior contraste e ganhos na produtividade.
- XPS – nova tecnologia de exposição de chapas flexográficas por meio de luz LED UV que possibilita a exposição frente e verso simultaneamente.
- LED – que proporciona estabilidade, consistência e uniformidade ao processo de gravação das chapas flexográficas.
A iniciativa provou ainda que além de produzir a matriz de impressão, para alcançar um resultado mais eficiente, é primordial que exista um controle de cores e processos bem alinhados e parametrizados. Assim, não se pode deixar de lado a geração de provas digitais para prever resultados de impressão e ter o alinhamento com a pré-impressão.
Embalagem nasce seguindo as novas regras de rótulos para alimentos
Vale ressaltar que a embalagem de Croquilone já foi criada dentro das novas adequações da rotulagem de alimentos. Aliás, esta é uma boa hora para fazer adequações, afinal com a necessidade de adequação prevista em lei, é um bom argumento para remodelar e dar um ar mais moderno às embalagens. Para quem pensa em seguir o mesmo caminho da Dadz, a analista de Marketing da Clicheria, Eduarda Soares, dá algumas dicas:
- Confira as informações e envie de maneira mais clara possível.
- Defina as cores de forma mais exata por meio da tabela Pantone ou da configuração CMYK.
- Tenha as medidas corretas para a embalagem, imagens em boa qualidade e um arquivo em layers separados.
- É importante que as informações estejam bem alinhadas, referências corretas e precisas de tudo que foi aprovado previamente pelo cliente.
O papel das cores na nova legislação
É importante que as cores estejam bem nítidas, pois a tabela nutricional e a “lupa” (como chamamos o objeto onde informa alto nível de um determinado componente), de acordo com a legislação, precisam estar nas cores preto e branco. Deve ser usado somente essas duas cores para esses objetos. Sendo assim, não pode ser usado fundo colorido, por mais claro que seja, ele precisa ser branco com letras e fios pretos. Se algo estiver fora, o cliente será questionado se gostaria de fazer a alteração conforme a legislação pede.
A força do trabalho em equipe
Um projeto grandioso e também trabalhoso merecia um desfecho à altura. A combinação das tecnologias de pré-impressão, tratamento de imagem com contraste e fidelidade de cores, chapas de qualidade, exposição LED e Dotless, por exemplo, possibilitaram alcançar uma imagem de alta definição que deu origem a uma impressão flexível de qualidade, e de repetibilidade da impressão. O especialista em pré-impressão da Clicheria, Alexsandro Pires falou sobre a concepção da nova embalagem:
“O desafio de participar da concepção desta embalagem em parceria com os demais fornecedores da cadeia foi permeado pela integração de todos e pelas reuniões periódicas de alinhamento e definição de ações estratégicas. O processo se mostrou muito benéfico para a Dadz e os fornecedores envolvidos puderam alinhar e conectar suas soluções em benefício mútuo, gerando resultados assertivos”.
O projeto de redesenho das embalagens do Protein Cookie Bar Croquinole, deixou evidente que um design de embalagem assertivo tem impacto no desempenho do produto no PDV. A boa embalagem desencadeia um processo de consolidação da marca. E a qualidade da impressão flexográfica ressalta a qualidade do design. Ou seja, os processos estão interligados, e a impressão flexo, pontuou o estado da arte para agregar valor ao produto e à marca.